terça-feira, julho 07, 2009

Pobreza pobre.



Lembro-me de meu pai que sempre me dizia: filhinha, pobre sofre !
Às vezes fico me perguntando se os pobres da Europa sofrem menos que os nossos.
E, sinceramente, ainda acho que os pobres da zona sul sofrem menos que os das outras zonas ( seja ela qual for ) !
Dia desses, precisei visitar um cliente que mora numa das zonas desfavorecidas.
Entrei no ônibus e perguntei ao motorista se passava no bairro em que o dito cujo morava.

- " Motorista, bom dia ! o Senhor passa nesse bairro da zona norte ? !

- " Não sei não, não conheço nome de rua nenhuma."

Insisti....(aliás, insistência é qualidade ou defeito meu. Não sei ainda...)

- "Mas moço, eu não perguntei nome de rua, só preciso saber se o senhor passa nesse bairro."

- " Eu também não conheço nome de bairro nenhum não senhora !"

Insisti, de novo....Eu sou terrível...

- " E como o senhor soube que devia entrar à direita agora e passar por debaixo desse viaduto?"
- " Eu só sei ir, não sei nome de nada "

Disse a ele uma meia dúzia de palavras que não cabem aqui e desci do coletivo.

No fim da tarde, do mesmo dia, visitei clientes da zona sul.
Ah, que maravilha ! Tudo na zona sul é melhor!
Uma linda vista, gente mais educada, gente mais bonita.
Sei lá, pode ser impressão minha mas até os pobres de lá são diferentes.

Tomei um ônibus indo pra Botafogo que o motorista tinha até guia rex pra orientar os passageiros;
Um outro, que seguia viagem à Ipanema, desceu do ônibus pra ajudar uma velhinha que nem parecia rica.
Eu digo: na zona sul tudo é melhor, inclusive os pobres.
Quando chego na central do brasil, volta a tristeza.
Mas tristeza mesmo é ver um pai obrigando uma criança de 3 aninhos a gostar de um desses suquinhos de cinquenta centavos. A criança bebia e fazia vômito.
O pai dizia : filhinho, é gostoso ! E a criança fazia uma cara feia!
Eu olhei para o copo e vi escrito algo como " Guara limão ginseng" e mais alguma coisa que não consegui identificar. Tudo num copo só! Imaginem...
Coitada da criança. Não queria estar na pele dela.

Nem sonha o trajeto duro que a espera. Isso é só o começo neném. Prepare-se !
Nunca vai se viciar em todinho, moranguinho ou qualquer coisa que termine com inho e que custa os olhos da cara.
Nunca vai pegar um bronzeado em plena segunda-feira !
Nunca vai ter o desprazer de encarar um engarrafamento no aterro do Flamengo com vista pro mar.
Vai ter de viajar em pé pra casa num coletivo bem cheio, sentindo o fedor do suvaco dos outros e com direito à vista da avenida brasil afora.

Nem mesmo a Justiça é justa com os pobres.
Mas depende do pobre.
Os pobres da zona sul, por exemplo, são mais instruídos.
Na zona sul tem placas pra todo lado falando sobre tudo que se imaginar.
E quando até mesmo a justiça tenta ser injusta, o pobre grita!
Mas os pobres da zona norte não têm voz.
Morrem mudos.

Quer saber? Vou me mudar pra um dos morros da zona sul rapidamente.
Antes que eu morra e o pior: sem a minha própria voz.

2 comentários:

Rafaela Gomes Figueiredo disse...

hahahahaha
fui rindo, rindo ao longo do texto! e lembrandoo: putz, eu SEMPRE penso isso tb!
é verdade! e a gente sabe como são as situações por quê? pq, de perto, somos pobres tb! hahaha
mas enfim...
o final foi bacana, bem reflexivo!
gostei! =)

beijão

Bel Faria disse...

Rs. Legal a sua reflexão, já havia notado isso também e é algo que venho questionando muito, até. Outro dia eu vi um mendigo lendo um livro... Admirei aquilo! Será que os da Zona Norte fazem isso ?! u.u

Enfim, acredito que tenhamos que manter a nossa voz em qualquer lugar; Para manter o padrão de vida bom e/ou para brigar por um melhor. Se juntassemos todas as vozes seria maravilhoso também. Afinal, pelo que dizem, a união faz a força, certo ?!

Bjo.